Ao ar livre

ALERTA

Tira 0 ou 1 para saber quem começa. O jogador pega a bola, joga ela pra cima e grita o nome de uma pessoa (mas sempre mudávamos, fazíamos frutas, cores, profissões). A pessoa que teve seu nome citado deve pegar a bola e gritar "alerta". Imediatamente, todos devem ficar estátuas. O jogador dá 3 passos e, parado, deverá tentar acertar com a bola na pessoa que tiver mais próxima. Se acertar, a pessoa atingida sai da brincadeira. Se errar, ele é quem sai.
Uma variação legal de se fazer com essa brincadeira é o pé-na-bola, que se utiliza das mesmas regras e lógicas do alerta, mas se lança a bola com os pés, num chute.

MATAR/QUEIMADA/MATA-MATA

Se o time 1 jogar a bola e acertar um alguém do time 2 quer dizer que esse deverá ir para o lado de trás do campo do adversário para que caso a bola caia nesta área que ele tente/possa repassar para os colegas do seu time ou acertar a bola no time contrário. E assim o jogo continua até que um time fique só com 1 pessoa e se o outro time ficar com mais pessoas, quer dizer que ele ganhou.
Variação:Com um rei e uma rainha
É quando duas pessoas do time resolvem ser o rei a rainha, haverá também e o bobo da corte. Se o time adversario acertar o bobo da corte essa pessoa que é o bobo pode ajudar seu time, atrapalhando o jogador adversario de tentar acertar a bola na rainha ou no rei. O outro time não sabe quem são o Rei a Rainha. Caso eles descubram quem são e matem o Rei ou a Rainha o jogo termina e o time adversario ganha.


AMARELINHA


Tira-se na sorte quem vai começar. Cada jogador, então, joga uma pedrinha, inicialmente na casa de número 1, devendo acertá-la em seus limites. Em seguida pula, em um pé só nas casas isoladas e com os dois nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha.
Existem vários nomes diferentes para a mesma brincadeira: Na Bahia e no Pará, diz-se pular macaco ou macaca, semelhante a Portugal. Em Minas Gerais é maré, no Rio Grande do sul é sapata e em Rio Grande do Norte é avião, como em Moçambique.






 CIRANDA

 Caracteriza-se pela formação de uma grande roda, onde os integrantes dançam ao som de ritmo lento ou rápido e repetido. A letra da ciranda pode ser improvisada ou já conhecida.
Essa brincadeira é originada na região Nordeste mais precisamente em Itamaracá.